A seguir apresentamos algumas questões relacionadas com o planejamento e gestão de projetos com foco na área educacional. O objetivo é promover debates, suscitando reflexões sobre conceitos e práticas relativas ao trabalho com projeto. As questões são abertas e não têm respostas fechadas ou únicas e podem depender de diversos fatores, como: contexto, nível de complexidade, porte do projeto, qualificação das equipes, etc.
- Algumas equipes envolvidas em projetos consideram que não é necessário a declaração de um objetivo geral e do(s) objetivo(s) específico(s) em separado, podendo-se elaborar apenas o “objetivo do projeto”. Que vantagens e desvantagens você vê em declarar separadamente os dois tipos de objetivos para um projeto?
- A visão sobre os conceitos de “produtos” e “resultados” de um projeto nem sempre é um consenso, mesmo entre especialistas. Temos considerado que a realização dos serviços e produtos previstos em um projeto não é uma garantia de que os resultados esperados tenham sido alcançados. Qual a sua visão sobre essa questão?
- Suponha que você tenha que decidir entre as duas situações seguintes:
3.1 Ser o gerente de um projeto que tem um excelente Plano de Projeto (claro, completo, estruturado, etc.) e uma equipe de execução muito fraca (inexperiente, pouco capacitada, sem motivação, etc.) OU
3.2 Ser o gerente de um projeto que tem um Plano de Projeto muito fraco (obscuro, incompleto, sem estrutura, etc.) e uma excelente equipe de execução (experiente, capacitada, motivada, etc.)
Qual das duas situações você escolheria? Que critérios você utilizaria para fazer essa escolha?
- Em geral, na análise de riscos em projetos, considera-se, essencialmente, apenas fatores relacionados com a execução do projeto (recursos não liberados, equipes em conflito, atrasos nas execuções de tarefas, imprevistos, etc.). Entretanto, há outros dois fatores que podem comprometer o projeto com tanta gravidade, ou mais, do que o fator execução. São eles: concepção e planejamento. Como você entende a influência desses dois últimos fatores? Que cuidados você considera importantes para reduzir a influência desses fatores?
- O livro “Trabalhando com Projetos”, apresenta uma classificação de projetos em 5 tipos: Projetos de Desenvolvimento (ou Produto), Pesquisa, Intervenção, Ensino e Trabalho (ou Aprendizagem). Você considera que essa tipologia de projetos abrange todos os tipos de projetos na área educacional? Que vantagens ou desvantagens você vê nessa classificação?
MOURA, D. G. e BARBOSA, E.F. - Trabalhando com Projetos: Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais, Ed. Vozes, Petrópolis - RJ, 2006 – Capítulo 6.